Prefeitos e secretários de Saúde dos municípios da macrorregião Leste do Sul conheceram, nos dias 26 e 27/8, a estrutura e funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), em Juiz de Fora.

A visita faz parte das etapas que antecedem a implantação do SAMU Regional para atendimento de 53 municípios da macrorregião Leste do Sul. O presidente do CISDESTE, Edson Teixeira Filho, agradeceu a presença de todos, pontuou a organização e o fortalecimento do consórcio e destacou ainda a importância do SAMU. “Nossa intenção é oferecer a melhor assistência aos municípios. Temos um consórcio com equipe muito bem preparada e esse encontro é para que todos possam conhecer os aspectos técnicos e legais para as próximas etapas de implantação”, explicou. 

O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, explicou que essa foi uma agenda muito importante, pois prefeitos e gestores de saúde tiveram oportunidade de conhecer a estrutura do CISDESTE, o modelo de funcionamento do componente móvel da Rede de Urgência e Emergência (SAMU). Receberam orientações quanto ao procedimento para adesão ao consórcio, quanto às estruturas e adequações necessárias para o funcionamento das bases. “Agradeço aos prefeitos e gestores de saúde pela participação na construção da nossa rede de urgência e emergência, ao Dr. Edison Teixeira presidente do CISDESTE, ao Denys Arantes Carvalho secretário executivo e toda a equipe técnica que nos recebeu na sede do Consórcio em Juiz de Fora”, pontuou. 

O superintendente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, Marcus Schitini, enfatiza que a implantação do SAMU proporcionará uma redução significativa no percentual de óbitos dos pacientes atendidos. “Além da questão do resgate em si, o SAMU contribuirá para o acesso regulado aos pontos de atendimento da rede, com diminuição considerável do tempo de resposta. É um ganho imensurável para a nossa região”. 

Visita   

No dia 26/8, os municípios da SRS Manhuaçu convidados foram: Pocrane, Taparuba, Ipanema, São José do Mantimento, Conceição de Ipanema, Santana do Manhuaçu, Simonésia, Mutum, Lajinha, Chalé e Durandé, no período manhã; Martins Soares, Manhumirim, Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Reduto, Manhuaçu, Luisburgo, São João do Manhuaçu, Caputira, Matipó, Santa Margarida e Abre Campo no período da tarde. 

Já no dia 27/8, foi a vez dos municípios da SRS Ponte Nova:  Araponga, Cajuri, Canaã, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras, Viçosa, Alvinópolis, Dom Silvério, Sem Peixe, Rio Doce e Ponte Nova, no período da manhã; Acaiaca, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sericita e Urucânia, no período da tarde. 

TEXTO E FOTOS: Antonio Rodrigues / Ascom SRS Manhuaçu