A empresa selecionada ficará responsável pela implementação do programa Rio Vivo. Cerca de R$ 4 milhões serão investidos pelo comitê para realização da inciativa, que tem como foco a melhoria da qualidade e incremento da disponibilidade de água na bacia 

O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) está com o processo de licitação aberto para a contratação de empresa especializada na implementação de projetos hidroambientais e/ou de saneamento rural na Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu.  A empresa contratada vai atuar na execução do programa Rio Vivo, que tem como objetivo a melhoria da qualidade da água dos rios da bacia e o aumento da disponibilidade do recurso. Ao todo, mais de R$ 4 milhões serão investidos pelo CBH Manhuaçu na execução de cercamentos de nascentes, construção de fossas sépticas e de barraginhas, além da implantação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para a população rural. Veja o Edital aqui.  

“Somos uma bacia com abundância de água, mas com graves problemas ambientais. Queremos, por meio de iniciativas como o Rio Vivo, despertar a atenção da comunidade sobre a importância desses projetos para o território como um todo. Nós, do CBH Manhuaçu, estamos trabalhando em ações que beneficiam a todos. Por isso, é importante unir esforços para que tenhamos resultados cada vez melhores”, destaca Genilson Tadeu, presidente do CBH Manhuaçu.  

“A gente acredita que a iniciativa do Rio Vivo tem um papel estratégico na melhoria da quantidade e qualidade de água. Incentivo as empresas regionais locais, o pessoal que está aqui no entorno da bacia, a responderem a esse ato convocatório, para que, juntos, possamos desenvolver esse programa, que é de extrema importância para o CBH Manhuaçu”, reforça Flávia Dias, vice-presidente do CBH Manhuaçu.   

O Rio Vivo é financiado pela cobrança pelo uso da água – instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais.   

RIO VIVO  

A iniciativa visa à recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. Essas ações são implementadas por meio da execução de projetos em imóveis rurais localizados em microbacias de pontos de captação para abastecimento púbico em municípios priorizados ou hierarquizados, já selecionados.   

Com base em informações obtidas nos diagnósticos dos imóveis rurais, serão implantados projetos de barraginhas e/ou outras técnicas mecânicas comprovadamente eficientes; projetos de recuperação de nascentes, por meio do cercamento e revegetação; além da implantação de projetos de sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico.   

 Paula Magali / Executiva de atendimento / www.prefacio.com.br