Audiência aborda segurança pública em Mutum

AddThis Social Bookmark Button

Recomendado para você:

Por iniciativa da Câmara Municipal de Mutum, lideranças políticas e comunitárias, com expressiva participação da população local, reuniram-se com outras autoridades na tarde desta quinta-feira, 6 de abril, numa audiência pública para discutir sobre segurança pública. Uma das principais reivindicações da comunidade mutuense é o aumento do efetivo policial.

A audiência, que foi realizada no plenário da Câmara Municipal e transmitida ao vivo pela Rádio Cultura 87,9 FM, contou com a presença do Deputado Estadual Durval Ângelo (PT), representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e como Líder do Governo Estadual, do Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, do Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Carlos Roberto de Souza, do presidente da Subseção da OAB/MG, Dr. Alex Barbosa, do pároco Padre José Marcelino, do representante do Conselho de Pastores, Pastor Wellington Alves dos Santos, do diretor da ACE&CDL, Timóteo Medeiros, do diretor da ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó), Karone Marllus Rocha de Oliveira, do Venerável da Loja Maçônica Professor Odilon Sabino do Carmo, Joaquim Anacleto, do representante da Loja Maçônica União Mutuense 17 de Maio, Neacir Pinheiro de Lacerda, do representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jairo e da Confraria São Vicente de Paulo, Silon Gomes Camargo, além de vereadores, dirigentes partidários e representantes de outros segmentos sociais.

A realização da audiência foi fruto de uma diligência de uma comitiva mutuense que foi até Belo Horizonte no dia 21 de março, na Assembleia Legislativa, sendo recebida nos gabinetes dos deputados estaduais Durval Ângelo (PT) e Tiago Ulisses (PV). Como líder do governo, Durval articulou a realização da audiência em Mutum.

Representantes das entidades e o público em geral tiveram a oportunidade de fazer perguntas e dar sugestões que, também, serão encaminhadas a outras autoridades competentes.

O prefeito de Mutum, João Batista Marçal Teixeira (PT) destacou a parceria do Executivo Municipal com as polícias militar e civil, bem como com outras instituições ligadas a segurança e defesa social. Marçal apresentou um relatório enfatizando a questão do número de policiais. “A média nacional é de um policial para cada 473 habitantes. Em Minas Gerais, esse índice é de um policial para cada 518 habitantes. Aqui em Mutum, é de um policial para cada 1.528 habitantes.”, ressaltou o prefeito que cobrou das autoridades um empenho especial no sentido de elevar o número de policiais no município que é um dos maiores da região com 1256 km², cerca de 28 mil habitantes, 5 distritos e 6 povoados, 70 km de divida com o estado do Espírito Santo e uma malha de estradas de cerca de 4 mil km.

O Deputado Durval Ângelo falou de algumas ações e projetos do Governo do Estado quanto a segurança, dando destaque para a formação de novos soldados e a diminuição do número de crimes na região. O deputado lembrou também de fatos dos anos 90 em que ocorreu grande mobilização social devido a um assassinato de uma catequista e, na ocasião, a polícia conseguiu desarticular uma quadrilha criminosa de outros municípios que atuavam na região.

O Deputado comprometeu-se em se empenhar ainda mais para atender as demandas apresentadas pela população. Durval sugeriu uma ação mais contundente nos distritos, além da instalação de sistemas de monitoramento através de câmeras. O deputado também falou da importância de implantação em Mutum do sistema APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) sendo mais um fator que contribuirá muito para a ressocialização de condenados e para a segurança.

O delegado regional, Dr. Carlos Roberto de Souza, falou dos trabalhos realizados pela Polícia Civil e dos desafios do atendimento aos seis municípios de sua competência. Quando questionado sobre a reativação da cadeia pública, ele disse que não é mais aceitável o modelo que estava sendo praticado por questões de custos e normais internacionais.

O presidente da Subseção da OAB/MG, Dr. Alex Barbosa, explanou sobre a grande necessidade da nomeação de um Juiz para a Comarca de Mutum, como fator essencial na questão da segurança, lembrando da realização recente de um ato público em Mutum nesse sentido.

O presidente da Câmara Municipal de Mutum, Washington Torres Hubner de Medeiros (PV), ressaltou a significativa presença das autoridades, das lideranças e da população que já sinaliza um grande avanço na promoção da segurança pública. “É gratificante ver a comunidade empenhada na busca por melhorias. Este debate deve ser contínuo e com a participação de todos, pois, só assim alcançaremos os objetivos propostos.”, declarou o vereador que agradeceu muito a participação de todos.

O Tenente Coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, falou dos trabalhos desempenhados pela Polícia Militar em Mutum e na região de sua responsabilidade, destacando os avanços e as adversidades enfrentadas pela corporação. O Comandante disse que em breve será construída a nova sede da PM em Mutum em parceria com a iniciativa privada. Ele lembrou também que um curso formação de policiais está sendo concluído e que alguns poderão ser destinados para Mutum.

A Câmara Municipal irá encaminhar o relatório da audiência para os órgãos competentes visando agilizar as deliberações em prol do atendimento das demandas debatidas no evento. O Deputado Durval Ângelo comprometeu-se em acompanhar os desdobramentos e levar ao Governo do Estado as reivindicações da comunidade mutuense.

Veja mais fotos AQUI.

Ouça a audiência na integra:

  • Audiência Pública - Parte 1

  • Audiência Pública - Parte 2

  • Audiência Pública - Parte 3

  • Audiência Pública - Parte 4



    NOTÍCIAS RELACIONADAS:
  • Mutuenses solicitam ao Estado melhorias em segurança pública

Adicionar comentário

Sua mensagem será excluída se houver: 1- Termos vulgares e palavrões; 2- Ofensas; 3- Dados de terceiros


Código de segurança
Atualizar

Joomla templates by a4joomla
::: Léo Gomes :::