Recomendado para você:

Encerrando a segunda etapa da implantação da Rede de Comércios Protegidos em Mutum, a Polícia Militar em parceria com a ACE&CDL, promoveu na manhã desta quarta-feira (19) a entrega das placas identificadoras dos integrantes da rede para o primeiro grupo de empresários.

O encontro contou com a presença do 2.⁰ Tenente PM Nazareno Rodrigues, do Sargento PM Fernandes, da presidente da ACE&CDL Kátia Cilene Freitas Stofel, diretores e associados da entidade e alguns empresários que, além de integrarem a rede, irão colaborar na coordenação de setores em parceria com a Polícia Militar.

A iniciativa do projeto ocorreu no final do ano de 2016 a partir de uma conversa entre o Tenente Rodrigues e o empresário Karone Marllus, que na época presidia a ACE&CDL. A partir de então, ocorreram algumas reuniões para apresentar os detalhes do programa e firmar as parcerias necessárias para implantar a rede no município.

O programa da Rede de Comércios Protegidos visa implantar ações planejadas e estratégicas, principalmente mecanismos de prevenção, que promovam a segurança pública, especialmente nas áreas comerciais, envolvendo empresários, funcionários e outros parceiros numa grande e eficiente rede.

A presidente da ACE&CDL, Kátia Stofel, agradeceu a presença de todos e frisou, na abertura, a importância da participação e empenho de todos os componentes da rede. “Para alcançarmos os objetivos propostos é fundamental o comprometimento de cada participante, pois, o sucesso da rede implica diretamente em grandes benefícios para a nossa comunidade.”, destacou a empresária que enalteceu, também, a grande parceria com a Polícia Militar.

O Tenente Nazareno Rodrigues ressaltou os aspectos principais do Programa coordenado pela Polícia Militar de Minas Gerais, amparado pela Portaria nº 1.824/14 da Secretaria de Segurança Pública e pelo Artigo 144 da Constituição Federal. “A rede tem como finalidade central ampliar os fatores que inibem os delitos e que possam estabelecer constantemente a segurança e o bem estar, não só dos comerciantes, mas também, dos seus funcionários e dos seus clientes.”, afirmou o policial.

Nesta etapa da implantação da rede, foram entregues as placas para mais de 30 comerciantes. As placas serão fixadas nas fachadas das lojas que irão identificar os estabelecimentos que fazem parte do programa. Além das ações já realizadas pela Polícia Militar em todo o município, a rede irá potencializar a vigilância e a comunicação entre os comerciantes, promovendo encontros periódicos para orientações e troca de informações que possam contribuir para um ambiente mais seguro.

As principais medidas a serem adotadas pelos participantes da rede são:
- Reuniões periódicas para orientação e troca de informações;
- Canais de comunicação específicos entre os integrantes da rede e a Polícia Militar;
- Sinais de alerta para situações suspeitas e comunicação imediata de ocorrências delituosas;
- Monitoramento dos estabelecimentos comerciais;
- Viabilização de novas parcerias para o fortalecimento da rede.


NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Polícia Militar e ACE&CDL implantam Rede de Comércios Protegidos em Mutum
www.mutumonline.com/site/todas-as-categorias/geral/759-policia-militar-e-ace-cdl-implantam-rede-de-comercios-protegidos-em-mutum

Mutum cria rede de comércios protegidos
www.portalcaparao.com.br/noticia/23064/mutum-cria-rede-de-comercios-protegidos

Karone Marllus

Fotos: Leonardo Gomes.