No final de tarde de 21/04/2012, militares do 3º Pelotão de Policia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, a equipe composta pelos militares 3º Sgt Dutra, Cb Iris e Cb Izidoro, desencadeou uma Operação de Meio Ambiente de incursão no interior do Parque Estadual do Rio Doce, após localizar uma motocicleta escondida em meio às vegetações afastada 300 metros das margens da estrada conhecida como LMG 425 que liga o município de Pingo D’Água ao Vale do Aço.

 

 

Com o apoio dos militares Sgt Adail e Sd Vieira, que ficaram nas proximidades da motocicleta, os militares adentraram na mata fechada e, após percorrem mais de 4 km, chegaram à Lagoa Azul, onde visualizaram cinco homens às margens do curso d’água na prática de pesca de barranco e utilizavam caniços simples de bambu e linhas de mão com anzol.

 

 

Após monitoramento dos pescadores, já por volta de 00h10min do dia 22/04/2012, a equipe conseguiu abordar os autores que já haviam capturado 10 quilos de pescados da espécie traíra.

 

 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante delito aos autores pelo cometimento de crime Ambiental intitulado pela Lei Federal 9.605/98 no seu artigo 34 “Pela prática de pesca em locais proibidos ou interditado pelo órgão ambiental em especial Unidade de Conservação”.

 

 

Os materiais de pesca foram encaminhados juntamente com os autores para a DePol de Ipatinga. O pescado, após ser apresentado a um Biólogo, foi descartado por estar impróprio para o consumo humano. Na região também foi localizado um jequi e uma rede de pesca que não estavam com os autores.

 

 

Ainda em data anterior, a mesma equipe, durante uma operação aquática embarcada no Rio Doce, visualizou um individuo que armava rede na Cachoeira do Santana, município de Bom Jesus do Galho. Ao perceber a aproximação dos militares, o autor saiu em desabalada carreira, deixando para trás 03 redes de emalhar, 01 câmara de ar e 05 quilos de pescados que foram descartados por estarem já impróprios para o consumo humano. Autor evadiu-se do local, tomando rumo ignorado.

 

 

Fonte: 3º PELOTÃO MAMB/PERD{jcomments on}