Recomendado para você:

A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC) realizou a primeira reunião do ano nesta segunda-feira, 14/01, em Manhuaçu, recebendo a visita do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (FEDERAMINAS), Emílio Parolini que foi recepcionado pelo presidente da ADESC, André Farrath, empresários e representantes de entidades de classe da região.

Estratégias para fomentar o progresso socioeconômico dos municípios da região do Caparaó foram o foco do encontro, especialmente com o envolvimento das associações comerciais e junto ao novo Governo do Estado e outros parceiros. Investimentos em energia fotovoltaica, o sistema tributário, melhorias na saúde e educação, segurança pública e o turismo regional tiveram destaque nas discussões.

O presidente da ADESC, André Farrath, falou dos grandes e recorrentes desafios, destacando as potencialidades e as demandas primordiais da nossa região. Farrath ressaltou, também, que Emílio Parolini é ligado ao Governador Romeu Zema e solicitou uma atenção especial para a região do Caparaó como um maior apoio através do BDMG e por outros meios do Governo do Estado.

Emílio Parolini, apresentou os principais projetos da FEDERAMINAS e enfatizou as possibilidades de avanços envolvendo as Associações Comerciais e, também, mecanismos que podem favorecer parcerias com o Governo de Minas Gerais e com outras instituições que podem contribuir muito para discutir, planejar e executar ações importantes voltadas para o progresso econômico e consequente melhoria da qualidade de vida dos habitantes dos 24 municípios do microterritório Manhuaçu do Território do Caparaó. Parolini disse que nos próximos dias estará agendando visita técnica de uma empresa paulista com capital chinês que implantará e financiará os projetos de energia solar e comprometeu-se a levar ao Governador Romeu Zema as demandas regionais apresentadas pela ADESC.

O empresário mutuense e diretor da ACE&CDL de Mutum, Karone Marllus Rocha de Oliveira, participou do encontro e, oportunamente, ressaltou as particularidades do município de Mutum. “Mutum é o maior município em extensão do microterritório com 1250 km² e um dos maiores do Território do Caparaó com uma população estimada em 28 mil habitantes (IBGE 2018) e é um dos que mais carecem de políticas públicas consistentes e de outras iniciativas que possibilitem os avanços que a sua população tanto precisa e merece. Temos um enorme potencial que pode ser ainda melhor explorado, principalmente na agropecuária, no turismo, na cultura e em outras áreas que possam favorecer a industrialização, o comércio e a prestação de serviços de forma sustentável.”, destacou.

O Território de Desenvolvimento Caparaó é composto por 55 municípios distribuídos em três Microterritórios e conta com a população total de 675.711 habitantes. A extensão territorial é de 15.388,80 Km2. Segundo o IBGE, em 2012, a contribuição do Caparaó no PIB estadual foi de 2% (correspondente a R$7.996 milhões). Quanto às atividades econômicas regionais: o setor de serviços corresponde a cerca de 66,9% do total, superando a média estadual. O setor agropecuário corresponde a 18,7% do PIB no território.

Fotos: ADESC.