O Escritório Local da Emater-MG em Mutum, com o apoio da Laticínios Porto alegre, promovem o 1º Circuito Minas Leite e o 4º Dia de Campo, que será realizado no dia 25 de setembro, na propriedade de Ailton Marques Pereira, no Sitio Três Encruzilhadas, Córrego Vala do Batista.

O Minas Leite é um programa que tem procurado realizar parcerias com empresas em todo o Estado para ampliar o raio de ação dos técnicos que acompanham os produtores de leite, de acordo com as diretrizes do programa, que busca minimizar os custos, com a utilização de pastagens bem manejadas, utilizando o semi confinamento na seca. Os resultados são avaliados com a utilização de um Software do programa, para auxiliar a Gestão da Propriedade. Em Mutum, é especial a parceria da Laticínios Porto Alegre, uma das primeiras empresas a realizar este tipo de parceria público-privada desde o início do programa, com incentivo do governo do Estado.

Os participantes poderão assistir palestras sobre os temas: Programa Minas Leite, Integração Lavoura, Pecuária, Floresta – ILPF, Principais Características e Diferenças das Braquiárias: Piatã, Xaraés e Marandú e Princípios Básicos de Correção e Adubação e Pastagens. Os palestrantes são os convidados: Aldrin Carlos Reggiani, Emater/Ipatinga e Rodrigo Venturino, da Seapa; Rogério Jacinto Gomes, Emater/Viçosa; Anderson Clayton Costa, técnico da Lanza Vieira; e Wallace Washington Leite, técnico da Coocafé.

Rodrigo Venturin, da Seapa, relata sobre o programa e os resultados no Estado, e explica que a perspectiva final é “que consigamos levar informações para o maior número de produtores possível para consolidar Minas Gerais como o maior Estado produtor de Leite do País, com produtores tendo bons resultados econômico-financeiros, tornando Minas o melhor Estado para investir na pecuária leiteira”. Relata Rodrigo.

Para o extensionista Rogério Gomes, a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, silagem, carne, leite e madeira. “Este programa busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso. Dessa forma, permite a diversificação das atividades econômicas na propriedade”, explica.

Com início às 13h, o evento terá confraternização e sorteio de brindes. O público esperado é composto de produtores do município e vizinhos à Unidade Demonstrativa do Programa Minas Leite e de produtores dos municípios próximos a Mutum, onde deverão ser repassadas as ações de gestão implantadas na unidade demonstrativa.

Assessoria de Comunicação da Emater-MG – Ascom
Estagiário: Adriano de Oliveira Fonseca
Unidade Regional de Manhuaçu