Nesta semana estão sendo concluídas as últimas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR MINAS) na regional de Viçosa. No total, a regional beneficiou 95 turmas das 209 previstas pelo SENAR em todo o estado. Neste ano, a quantidade de turmas contempladas triplicou na área da regional já que, em 2012, foram apenas 30. Foram realizados cursos em 14 das 15 áreas oferecidas em Minas Gerais. Vinte e nove municípios foram beneficiados em parceria com 17 entidades cooperadas ao SENAR. Os números são superiores aos do ano passado, quando o SENAR começou a oferecer cursos dentro do Pronatec.

Para a gerente da Regional de Viçosa, Silvana Novais, o Pronatec do SENAR foi um sucesso já que, com programa, é possível atender novos públicos. “Pelo Pronatec, chegamos a pessoas com no mínimo 16 anos e, como grande parte dos cursos são na área social, também podemos oferecer qualificações para usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Além disso, criamos novas parcerias”, destacou. Neste ano, além do CRAS, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Regional contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na área de abrangência da regional de Viçosa, foram realizados cursos nas seguintes áreas: Apicultura, Artesanato Indígena, Bordado à Mão, Bovinocultura de Leite, Cafeicultura, Trator, Costureiro, Doces, Embutidos e Defumados, Equideocultura, Olericultura, Pedreiro, Pintura em Tecido e Viveirista de Plantas e Flores. Vinte e nove municípios foram atendidos: Acaiaca, Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Barra Longa, Catas Altas, Cipotânea, Dom Silvério, Ervália, Eugenópolis, Fervedouro, Guaraciaba, Manhuaçu, Miradouro, Muriaé, Mutum, Orizânia, Palma, Patrocínio de Muriaé, Paula Cândido, Pedra Dourada, Piedade de Ponte Nova, Pocrane, Ponte Nova, Santa Bárbara, Sem-Peixe, Taparuba, Tombos, Urucânia e Vieiras.

O Sindicato de Produtores Rurais de Ponte Nova foi o que mais ofereceu cursos, mas outros também foram parceiros do SENAR. São eles: Sindicato de Produtores Rurais de Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Dom Silvério, Ervália, Eugenópolis, Ipanema, Manhuaçu, Miradouro, Muriaé, Mutum, Palma, Patrocínio do Muriaé, Paula Cândido, Pocrane e Tombos, além do Sidnicato de Trabalhadores Rurais de Cipotânea e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (ADESB) de Santa Bárbara.

Capacitação

O SENAR MINAS começou a oferecer cursos pelo Pronatec em setembro de 2012. Para o ano de 2013, a meta é de 3.135 mil jovens qualificados em 80 municípios de várias regiões do Estado em 209 turmas distribuídas em 15 cursos com temas variados.

O Pronatec é um programa do Governo Federal que visa ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional brasileira, melhorando as condições para inserção no mercado de trabalho. Os cursos propiciam trabalhar de maneira mais profunda competências e técnicas que incentivem a qualificação profissional e o empreendedorismo rural.

Além dos alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e municipais, o Pronatec atende também alunos da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores rurais e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é ministrado nos turnos da manhã e da tarde, de segunda a sábado, com 15 alunos por turma. A carga horária média dos cursos é de 160 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação
SENAR MINAS | Regional Viçosa