Empresa especializada em queijos vai secar o soro de leite derivado de sua produção em primeira unidade industrial exclusiva para o processo

A Laticínios Porto Alegre, maior fábrica de queijos de Minas Gerais, inaugura, no dia 8 de maio, sua segunda unidade industrial em Mutum (MG), que fará soro de leite em pó. Essa será a maior fábrica de secagem do soro do Estado e a primeira dedicada exclusivamente ao processo. A fábrica vai transformar em pó todo o soro gerado nas duas unidades industriais do Laticínios Porto Alegre, da matriz em Ponte Nova e da filial em Mutum, e também poderá fornecer o serviço para outros produtores de queijo.

A unidade de secagem de soro foi construída em uma área anexa à unidade de fabricação de queijos da Porto Alegre, em Mutum, ocupando 3.000 metros quadrados de área construída, que incluem um novo galpão de estocagem e o novo prédio destinado à secagem de soro. A previsão de produção mensal é de 900 toneladas de soro de leite em pó e a fábrica também poderá produzir leite em pó.

A primeira unidade industrial da Porto Alegre em Mutum, que produz queijo, foi inaugurada em dezembro de 2006. As duas unidades estão em um terreno de 66 mil metros quadrados, com 7.000 metros quadrados de área construída. A nova fábrica contribuirá significamente para a geração de emprego e renda na região. A empresa passará a comprar leite de mais 700 produtores de leite, sendo que atualmente já compra de 800 produtores, e o número de empregados deve dobrar, passando de 70 para 140.

Soro de leite em pó
O soro de leite, produto derivado da produção do queijo, é uma substância rica em proteína, de alto valor biológico e nutricional, sendo aproveitado com facilidade pelo organismo humano. Para cada quilo de queijo, são produzidos 8 litros de soro. Para fazer 1 quilo do soro de leite em pó, são necessários 17 litros do soro líquido. O soro de leite em pó é utilizado como insumo por panificadoras, fábricas de chocolates, sorvetes, ração animal, biscoitos recheados, iogurtes e isotônicos, além de ser utilizado como suplemento alimentar para atletas.

“Aqui no Brasil, grande parte das empresas que consomem o soro em pó importam o produto. Com a nossa fábrica, o soro fica mais disponível e o consumidor tem mais facilidade de compra. Vamos vender para todo o País e nossa empresa tem estrutura também para exportação”, explica o sócio-diretor da Porto Alegre, João Lúcio Barreto Carneiro. Ele também ressalta os benefícios da produção. “O investimento do Laticínios Porto Alegre na construção de uma fábrica destinada exclusivamente para a fabricação de soro em pó tem uma enorme importância econômica, social e ambiental para o Estado de Minas Gerais e para todo o País”.

Sobre a Laticínios Porto Alegre
A história da Laticínios Porto Alegre começou em 1991 com a inauguração de uma agroindústria para beneficiar o leite produzido na Fazenda Porto Alegre, tradicional produtora de leite da cidade de Rio Doce (MG). Inicialmente, eram produzidas mussarela e manteiga. Logo em seguida, devido à boa aceitação dos produtos, o leite pasteurizado tipo C começou a ser feito. Em 1994, com o mercado pedindo mais remessas e novos produtos, a pequena agroindústria virou empresa e modernizou-se, sendo transferida para a cidade de Ponte Nova (MG), com estrutura mais adequada, tecnologias e equipamentos mais modernos. A partir daí, a empresa pôde lançar novos produtos e aumentar sua capacidade de produção. Hoje, são processados cerca de seis milhões de litros de leite/mês em queijos frescos, queijos maturados e requeijão.

Rede Comunicação de Resultados (Flávia Rios)
Informações para Imprensa (Raquel Aguirre)