Presidente Alex Barbosa de Matos anunciou a histórica conquista durante café da manhã realizado nesta terça-feira (2) já na nova sede da instituição

O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, anunciou a compra da sede própria durante café da manhã realizado no imóvel adquirido pela OAB/MG e CAA/MG para a instalação e construção da sede da 54ª Subseção da OAB/MG, na manhã desta terça-feira (2). O evento contou com a presença de advogados das cinco comarcas que compõem a Subseção. A mesa de honra foi composta pelo presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos; vice-presidente, Fernando Cezar Miranda; secretária-geral adjunta, Regiane Rezende Lima; tesoureiro, Antônio de Carvalho da Silva; os conselheiros, José de Oliveira Gomes, Paulo de Almeida Amaral, Célio Bastos Moreira Júnior, Leandro Costa Faria, os ex-presidentes da Subseção, Luiz Carlos Calheiros de Araújo e Joventino Ribeiro da Silva; além do advogado Charbel Felipe Silva, responsável pela interlocução com a ex-proprietária do imóvel, e o pastor Romerito Maxuel.

A sede está localizada no mesmo local onde funcionava o Núcleo do Câncer, atrás da Igreja Católica do bairro Bom Pastor. O imóvel fica a menos de 200 metros do futuro Fórum, que começará a ser construído a partir de janeiro de 2015. Até lá, a sede da OAB Manhuaçu contará com a instalação da Escola Superior de Advocacia (ESA), que propiciará cursos, pós-graduação e especializados em vários ramos do direito aos advogados inscritos na subseção, através de aulas tele presenciais. Também contará com uma moderna e ampla biblioteca que, com certeza, atenderá os anseios da comunidade jurídica de toda região.

Outra novidade será a implantação do escritório compartilhado, destinado aos jovens advogados em início de carreira que ainda não dispõem de um escritório particular, permitindo que eles formulem petições, atendam clientes e realizem os atos necessários ao exercício profissional, entre outras ações tão importantes à advocacia de toda região. Além disso, o imóvel conta com área para possíveis construções, o que poderão acontecer, caso haja necessidade de ampliação do espaço, que possui aproximadamente 1.000 metros quadrados.

EMOÇÃO
Visivelmente emocionado, o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, comemorou muito a aquisição do imóvel e agradeceu as pessoas que fizeram parte dos bastidores deste sonho antigo da classe. Ele lembrou que no dia 1° de agosto de 2013 pediu ao presidente da OAB/MG, Luís Cláudio da Silva Chaves, que os ajudasse a adquirir um imóvel para a construção da sede própria da Subseção de Manhuaçu, pois embora estivesse entre as 20 maiores de Minas Gerais, ainda sofria com a ausência de uma edificação que se equipare a um centro administrativo e que atenda os anseios dos advogados e advogadas inscritos na OAB Manhuaçu.

"Naquela mesma data, o pastor Romerito, pastor da minha igreja, durante o jantar, me fez a seguinte afirmativa: “O nosso Deus te dará esta sede”. Guardei no coração as palavras do Pastor Romerito e entreguei este desejo nas mãos do nosso Senhor! De lá pra cá, mantivemos estreito contato com a diretoria da OAB/MG e da CAA/MG, visando o fortalecimento e respeito de nossa Subseção, como forma de expandir os laços estabelecidos pela atual gestão de nossa Subseção com os diretores da Seccional, buscando a implementação de melhorias para advocacia de toda região, entre elas, a aquisição de imóvel para a instalação da sede própria da OAB Manhuaçu", revelou Alex.

O presidente da OAB Manhuaçu, mais uma vez, cumpriu com sua palavra, quando ainda em campanha, reiterou que seria implacável na luta para que a Subseção obtivesse sua sede própria. "Cumprimos hoje, o compromisso assumido com cada um de vocês, de adquirir a sede própria nos primeiros anos de nossa gestão. Sem dúvida, minha palavra, meu compromisso, minha emoção, compartilho com todos os advogados e advogadas da subseção. Parabéns a todos vocês”, completou.

Ele ressaltou que a conquista da sede própria se deve muito também ao reconhecimento, à credibilidade alcançada pela atual gestão da OAB Manhuaçu junto à OAB/MG e a CAA/MG. “Sem dúvida, o árduo e profícuo trabalho que temos desenvolvido na defesa de nossa classe e em favor da sociedade permitiu que obtivéssemos uma atenção especial por parte da diretoria da OAB/MG e da CAA/MG. Este é um momento ímpar na história de nossa Subseção”, enalteceu.

Ao final de seu discurso, Alex Barbosa de Matos agradeceu penhoradamente a todos os diretores da seccional mineira, em especial, ao presidente Luís Cláudio da Silva Chaves; o vice-presidente, Eliseu Marques de Oliveira; a secretária-geral, Helena Delemônica; o secretário-geral adjunto, Sérgio Leonardo; o tesoureiro, Antônio Fabrício; o tesoureiro adjunto, Euler de Moura Soares Filho. Alex também fez questão de agradecer ao presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Diniz Braga e ao diretor institucional da OAB/MG, Joel Moreira Filho pela parceria e pela confiança depositada na atual diretoria da Subseção de Manhuaçu, proporcionando a realização deste sonho. Ele agradeceu ainda ao amigo e advogado Charbel Felipe Silva, pelo eficiente assessoramento que deu à diretoria da OAB Manhuaçu na interlocução com a ex-proprietária do imóvel, que resultou na celebração do negócio jurídico anunciado nesta data.

DISCURSOS
Em nome dos advogados, colegas que compuseram a mesa de honra felicitaram o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, pelo empenho em conquistar a sede própria da Ordem e ressaltou a importância do feito para a classe.

O conselheiro seccional da OAB/MG, Fauze Gazel Júnior, ressaltou que o mérito da nova sede é também reconhecimento do trabalho da diretoria da OAB Manhuaçu, capitaneado pelo presidente Alex Barbosa de Matos. “A aproximação com a sociedade, com o programa OAB Legal e o projeto OAB vai a Escola, que tem sido copiado por várias outras subseções, e, principalmente, as ações de defesa das prerrogativas dos advogados, têm sido reconhecidas. Ao mesmo tempo, viemos lutando junto a seccional de Minas Gerais e agora o resultado está aqui”, pontuou.

O ex-presidente da OAB Manhuaçu, advogado Luiz Carlos Calheiros de Araújo. afirmou que "a aquisição de uma sede própria foi um sonho acalentado por todos os ex-presidentes da Ordem, dentre os quais eu me incluo. O atual presidente, Alex Barbosa de Matos, está de parabéns, pois é um jovem dinâmico, trabalhador e honesto. Com muita persistência, ele tem conseguido tudo o que prometeu, quando ainda era candidato à presidência nos idos de 2012. Nós, advogados, guiados, primeiramente, por Deus e depois pelo nosso presidente, nos sentimos orgulhosos de ter o Alex como um verdadeiro líder".
O advogado Joventino Ribeiro da Silva, que também é ex-presidente da OAB Manhuaçu, em discurso reiterou a importância desta conquista. "Em qualquer classe, seja de qualquer profissão, precisamos de um lugar para chamar de nosso. Onde podemos encontrar com profissionais da mesma área e transformar o espaço em local de amparo e apoio. Com certeza, esta sede será o lugar onde iremos comemorar nossas alegrias. Demos um passo fundamental para o futuro. Esperamos somente a inauguração do Fórum para mudarmos definitivamente para cá. Parabéns a toda diretoria pelo empenho. Parabéns ao nosso presidente Alex Barbosa de Matos pela conquista".

RECONHECIMENTO
Vários advogados elogiaram o trabalho do presidente Alex Barbosa na condução da Subseção, em especial, na aquisição do imóvel sede. Charbel Felipe Silva se alegrou com a aquisição do imóvel. "É com muita alegria que recebemos essa informação. Humildemente ajudei da maneira que pude para a realização deste sonho. Quero cumprimentar a todos os colegas, em especial, o presidente Alex Barbosa, por ter batalhado arduamente para conseguir a nossa sede, que é considerado um marco na história da Subseção".

O jovem advogado Fabrício Dias Teixeira reiterou a importância da sede própria para os colegas de Manhuaçu e região. "O sentimento da vez é de conquista. Temos que agradecer ao nosso presidente Alex Barbosa, que mesmo com pouco tempo de gestão tem realizado grandes feitos e não mediu esforços para que a nossa sede saísse do papel. Este é mais um passo muito importante, principalmente para o jovem advogado, que as vezes tem dificuldade em se inserir no mercado de trabalho".
O também jovem advogado Rodrigo Valle endossou as palavras do colega Fabrício e afirmou que "este é mais um grande passo dado pela Subseção em incentivo aos mais jovens. Muitos não têm condição financeira para abrir o próprio escritório e terão a oportunidade de atender seus clientes em sala reservada na nossa sede. Até que ele se adeque ao mercado de trabalho, com sua sala privada, eles terão essa oportunidade. Parabéns ao nosso presidente, Alex Barbosa, pelo brilhante trabalho".

Para o advogado José Carlos Rangel Filho, "ao longo da gestão do presidente Alex Barbosa de Matos, vários benefícios foram alcançados para a classe. Esta é mais uma etapa concluída, e talvez a mais importante. É com muita alegria e satisfação que participamos deste café para festejar juntamente com os colegas. A partir de agora, passamos a ter uma referência, inclusive para a sociedade que vier nos procurar como legítimos defensores da Justiça que somos".
O advogado Wagner Alves Caldeira afirmou que "esta é uma das mais importantes conquistas da nossa classe até hoje. Este imóvel vai trazer conforto e segurança. Será um local onde o jovem advogado poderá fazer seu trabalho. É próximo à futura sede do Poder Judiciário manhuaçuense. Quero parabenizar à toda a diretoria, na pessoa do presidente Alex Barbosa de Matos, pelo trabalho profícuo que vem sendo realizado".

O professor e diretor da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, Clóvis Dornelas, participou da cerimônia e congratulou o presidente. "Quero parabenizar o presidente Alex Barbosa de Matos pela conquista. Esse imóvel, que fica próximo ao futuro Fórum, será de grande valia à classe e à sociedade de toda região".

O professor Marcelo de Carvalho Mendes lembrou da parceria da OAB Manhuaçu com as escolas da região e afirmou que "com a aquisição da nova sede, a Ordem se fortalece ainda mais, o que beneficia a nós enquanto educadores, já que temos um projeto muito significativo e impactante em curso. Quanto mais forte tivermos a 54ª Subseção da OAB/MG, melhor para a sociedade, pois os advogados irão retribuir em trabalho".

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu