No último sábado, dia 5 de novembro, foram feitos os primeiros voos de parapente na Rampa do Mineiro em Imbiruçu, Distrito de Mutum (MG).

A iniciativa faz parte do projeto "Mutum Adventure" resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), geridas pelos secretários Karone Marllus Rocha de Oliveira e Genilson Tadeu Silva, respectivamente. O projeto visa promover o esporte e do turismo de aventura no município de Mutum e na região, como o voo livre, trekking, escalada, rapel, canoagem, mountain bike etc.

Um grupo praticante do vôo livre e representes da SETUR e da SEMADES chegaram logo cedo no distrito e, e acompanhados de alguns moradores da região, fizeram as análises quanto as possibilidades para a promoção do esporte na região, como os melhores locais para decolagem e aterrissagem e outras condições para garantir a segurança etc.

O local escolhido para instalar a rampa de decolagem fica na propriedade do Sr. Miguel Tuim, gerenciada por Fabiano (Fabinho), com altitude de aproximadamente 1160m.

Participaram do evento os pilotos e equipe de voo Marjo Lemos, Micheli Lemos e Carlos Roberto Dettmann (Baixo Guandu) Francisco Simonassi (Colatina), PC do Traik e Samuel Rodrigues (Prata - Lajinha).

O fotógrafo e diretor do site MutumOnline.com Leonardo Gomes de Oliveira também participou das atividades fazendo a cobertura do evento.

A equipe contou com o indispensável apoio da comunidade local, especialmente dos moradores Jozoé Do Carmo e Mara Augusta, Enes, Alessandro, João Lau, Fabinho, Zé Quiquila, Denilson Basilio, Pastor Zé Netto e família.

O secretário municipal de turismo, Karone Marllus, destacou o potencial do município para o desenvolvimento de esportes radicais. “Temos um grande potencial para a prática de esportes de aventura. As regiões mais altas favorecem muito vôo livre, bem como a outros os esportes ligados ao montanhismo como a escalada, o trekking, o rapel e, também o moutain bike, motocross e outros. Nas áreas mais baixas temos rios e corredeiras com trechos muitos bons para a canoagem. E ainda, podemos desenvolver o turismo rural, o turismo de negócios e o turismo cultural. Acredito que, com boas parcerias, podemos promover mais crescimento socioeconômico a partir desses empreendimentos.”, afirmou.

Apoiam o projeto o Grupo Gênesis, o Grupo Auge de Montanhismo, ACE&CDL de Mutum e a ADESC (Agência de Desenvolvimento Social e Econômico do Caparaó).

A SETUR e a SEMADES estão programando um evento maior com a participação de vários pilotos da região para o próximo sábado, dia 12/11, no mesmo local, a partir das 9:00 horas. Mais informações: (33) 3312-2711 e 3312-1797

Confira todas as fotos do evento: http://bit.ly/2fx9aAj

Mais informações: (33) 3312-2711 e 3312-1797.

==============================
Produto relacionado:
Livro: Voando de Parapente. trata do vôo de parapente em várias modalidades, como cross country, campeonatos, acrobacia, instrução, etc. [ Saraiva ] R$ 60,00 http://compre.vc/s/3d3fa8d6