Marinalva venceu no feminino, Reinaldo chegou em 2.º e Augusto conquistou 5.º lugar geral nos 18 km.

Recomendado para você:

No dia 11 de agosto de 2018 foi realizada no distrito de Buenos Aires, em Guarapari (ES), a 2.ª etapa “Cachorro do Mato”, corrida promovida pela Ecorunners Assessoria Esportiva e Eventos, com a participação de centenas atletas de vários municípios que competiram nas categorias de 6, 18 e 30 km.

Três esportistas mutuenses subiram ao pódio com expressivas colocações, destacando o município de Mutum nesse tipo de evento esportivo que exige um bom condicionamento físico, muito treino e estratégia de competição. A advogada Marinalva Martins de Freitas (36) foi a grande vencedora do evento entre as mulheres no percurso de 18 km, chegando em primeiro lugar geral com o tempo de 02:23:54. Reinaldo da Silva Neves (40) foi o 2.º colocado entre os homens nos 18 km, com o tempo de 01:48:03. O jovem Augusto de Oliveira Rocha (19) conquistou o 5.º lugar geral nos 18 km com o tempo de 02:03:30. Clique aqui para ver o resultado geral da competição.

Segundo os organizadores do evento, a etapa "Cachorro do Mato" é uma homenagem especial a um animal amplamente distribuído na América do Sul, que vive sozinho ou em pequenos grupos pelas matas e que carrega consigo vários mistérios e crenças, muitas vezes relatados pelos moradores da região. Por se tratar de uma etapa totalmente imersa em trilhas e matas, nada mais apropriado do que essa escolha. Dirigentes da Ecorunners afirmam que o objetivo principal das competições é oferecer aos atletas uma experiência de associação de atividade física, saúde e conscientização ecológica, promovendo uma interação em locais e percursos desafiadores.

Os participantes mutuenses consideraram muito positiva a participação nesta etapa com os significativos resultados alcançados, ressaltando também a organização do evento, os desafios do percurso com trechos muito difíceis, com superfícies irregulares, muito barro, trilhas em matas e próximas a paredões de pedra.

“Foram 18 km de muita subida e descida num trajeto bem complicado, em asfalto, estrada de terra e trilhas no mato. Foi uma experiência única. Treinei muito e consegui o 5º lugar com muita garra e determinação.”, destacou Augusto que é membro do Grupo Auge de Montanhismo.

Marinalva enfatizou o alto nível da competição. “Foi uma prova muito difícil, 'casca grossa' - como nós corredores nos referimos - e extremamente técnica. Ganhamos 940 metros de altimetria em elevação e gastamos mais de 1600 calorias. Apaixonei-me pela a corrida há alguns anos, mas comecei a treinar com orientação específica há apenas 7 meses. Já havia participado de outras quatro corridas de trilha com colocações muito boas, mas na Etapa Cachorro do Mato fui a campeã nos 18km.”, declarou a atleta comemorando muito o seu desempenho.

O município de Mutum, que foi um dos destaques nesta etapa da Ecorunners, já está sendo conhecido e respeitado no cenário esportivo nesse estilo de corrida pelos recentes e grandiosos resultados obtidos em competições regionais importantes.

FOTOS: Ecorunners, Augusto e Marinalva. TEXTO: Karone Marllus.