Dirigentes e filiados das legendas Partido Verde (PV), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Social Democrático (PSD) reuniram-se no dia 5 de julho com o intuito de discutir uma possível aliança partidária visando as eleições municipais deste ano.

Segundo a assessoria de imprensa dos partidos, lideranças das legendas já vinham conversando já há alguns dias sinalizando a intenção dos grupos de efetivarem coligação para o pleito eleitoral de 2016.

Pré candidato à reeleiçao: João Batista MarçalO bloco que está sendo cogitado representa a situação, tendo o PT, legenda do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, João Batista Marçal Teixeira, o PV que liderou em 2012 a coligação vencedora nas eleições municipais, o PTC que também disputou a prefeitura em 2012 com o psicólogo Eduardo Fonseca Teixeira, e o PSD, um novo grupo, mas com algumas lideranças bem conhecidas no cenário político mutuense.

Presidente do PT: José Magalhães FilhoJosé Magalhães Filho, presidente do Partido dos Trabalhadores, falou da trajetória dos militantes do partido em Mutum, ressaltando os desafios e avanços nas gestões no Executivo e na Câmara Municipal. Hoje, o PT, além de estar á frente da administração municipal, tem dois vereadores, Nélia Eterna de Oliveira Senra, de Imbiruçu e Tarciso Correa que é o atual vice-presidente da Câmara.

Presidente do PV: Karone Marllus Rocha de OliveiraO PV Mutum, atualmente presidido por Karone Marllus Rocha de Oliveira, foi criado em 2009, consolidando-se nas eleições de 2010 acompanhando a ascensão da sigla em âmbito nacional. Em 2012, o Partido Verde, obteve a vitória na disputa à prefeitura coligado na época com o PT, PDT e PRTB. Os Verdes têm a maior bancada na Câmara, com três vereadores, sendo um deles o presidente da Câmara e outro líder do governo. Os vereadores Washington Torres Hubner de Medeiros, de Ocidente, Nilton Marques de Lima, de Centenário e Clóvis Viana, da sede, representam a sigla na atual legislatura.

Presidente do PTC: Eduardo Fonseca TeixeiraNa última eleição municipal o PTC concorreu à prefeitura com jovem psicólogo Eduardo Fonseca Teixeira e João Batista da Silva de Humaitá, firmando-se como opção no cenário político-partidário mutuense. A legenda teve resultado significativo no pleito, tendo em vista que o partido foi organizado em Mutum em 2011 e nas eleições de 2012 não fez coligação com outros partidos. Eduardo, que é presidente do partido, afirmou que a partir de reuniões dos filiados, percebeu-se que o diálogo com outros partidos é fundamental para a realização de um trabalho mais eficaz em que a população seja melhor atendida.     

Presidente do PSD: Edimar Lopes SerranoO PSD, presidido por Edimar Lopes Serrano, é o partido criado mais recentemente e é formado predominantemente por lideranças ligadas à situação e por dissidentes de grupos de oposição. Ex-vereadores ex-candidatos e novas personalidades integram o grupo que, segundo seus dirigentes, vem somar forças na discussão de propostas para o desenvolvimento de Mutum.

Os partidos, conforme afirmaram os seus dirigentes, estão promovendo uma ampla discussão com os seus filiados no sentido de analisar as possibilidades e deliberar, no período das convenções, sobre a melhor conjuntura para a disputa das eleições deste ano.

Informações: PV Mutum / Fotos: Léo Gomes